Na primeira etapa de classificação, a ImprensaTriz concorreu com produtos de mais quatro instituições da região no Intercom Nordeste
Por Ariel Rocha
A ImprensaTriz, Empresa Júnior (EJ) do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, passou para a etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que acontecerá entre os dias 2 e 8 de setembro em Joinville, Santa Catarina. A primeira etapa regional da competição, que garantiu a vaga da EJ no Expocom Nacional, ocorreu na primeira semana de julho no 20º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Nordeste (Intercom Nordeste) em Juazeiro (BA), onde parte da equipe da ImprensaTriz apresentou um dossiê sobre a associação estudantil e venceu em primeiro lugar na categoriaAgência Júnior de Jornalismo.
O Expocom é uma exposição que premia os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da Comunicação. Com dois anos de atuação, essa é a primeira vez que a EJ de Jornalismo concorre e ganha prêmio em eventos acadêmicos. Além de criar uma aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho, a EJ tem entre suas principais atividades, a elaboração de planos de consultoria, criação de projetos e o acompanhamento de ações de comunicação, a cobertura e eventos e entre outras diversas atuações no campo da comunicação.
A integrante da EJ e aluna líder do trabalho, Suzete Gaia, vê a participação da ImprensaTriz na competição nacional do Expocom no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), como uma oportunidade de mostrar a comunidade acadêmica a respeito do trabalho que realizam. “Estávamos esperançosos e ao mesmo tempo ficamos surpresos com o primeiro lugar, pois os produtos apresentados nessa etapa regional na mesma categoria eram igualmente de qualidade”, explicou a aluna que já se prepara para o evento de setembro.
Para a aluna Liana Arraes, que também participa da associação e participou do Intercom Nordeste, ter um trabalho de empenhado e ser uma das poucas Empresas Júnior de Jornalismo em atuação na região foram uns dos fatores favoráveis para a vitória da EJ no Congresso. “Competimos com produtos de mais quatro instituições e essa foi a minha primeira experiência no Expocom. Mesmo não sendo a aluna líder do trabalho, quero ir a Joinville porque vejo como uma oportunidade de participar da competição em um Congresso Nacional”, afirmou Lianna.
De acordo com a professora e coordenadora do projeto estudantil, Michele Massuchin, trazer esse prêmio para casa é um incentivo a mais na continuidade das atividades dos acadêmicos que fazem parte do grupo de trabalho da EJ. “A ImprensaTriz ter ganhado esse prêmio é um reconhecimento do relevante trabalho que a Empresa Júnior tem desempenhado na UFMA. Concorrer nesta próxima etapa é também uma grande satisfação” completou a professora.
A EJ de Jornalismo atualmente conta com a participação de nove alunos voluntários e uma professora que coordena a equipe. Já para o início do segundo semestre letivo de 2018, entre os meses de agosto e setembro, está prevista a seleção de novos alunos voluntários para integrarem a equipe da ImprensaTriz. Só poderão se inscrever participar da seleção, alunos do Curso de Jornalismo, os quais serão analisadas as performances em dinâmicas de grupo, tarefas avaliativas e entrevistas individuas no processo seletivo.
O horário de funcionamento é de 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira. A sala da empresa está localizada no prédio de Comunicação Social do Câmpus Centro, em Imperatariz – Maranhão.
Criada em 2016, é a primeira vez que a ImprenzaTriz participa de uma competição acadêmica e é premiada
“A ImprensaTriz ter ganhado esse prêmio é um reconhecimento do relevante trabalho que a Empresa Júnior tem desempenhado na UFMA”
A aluna líder do trabalho, Suzete Gaia, já está se preparando para a etapa nacional do Expocom
Pode procurar, mas EJ mais maravilhosa que esta naão tem no Brasil! kkkk