Por Ariel Rocha
Está aberto o edital de seleção para segunda turma de alunos do Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional (Pós Ascom) da UFMA Imperatriz. As inscrições seguem até o dia 17 de agosto, na Coordenação de Jornalismo, no Campus Centro. A especialização é gratuita – há apenas a cobrança da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 – e será realizada na modalidade presencial, com duração de 18 meses. Vão ser ofertadas 15 disciplinas, respeitando a carga horária total de 450 horas do curso.
Para realizar o registro de participação no processo seletivo, o qual estão sendo oferecidas 35 vagas, os interessados devem comparecer na Coordenação de segunda a sexta-feira, entre as 14 horas e 18 horas. Poderão fazer o curso aqueles que já possuem diploma nas áreass de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ou áreas afins, em especial, os setores de Comunicação Social, Administração e Recursos Humanos, Gestão de Conhecimento, Ciências Contábeis, Direito, Saúde Humana e Serviços Sociais.
Na primeira turma da Pós Ascom houve a participação não só de alunos formados em Jornalismo, mas também de outros cursos, como Administração, Letras e Pedagogia. De acordo com a professora e coordenadora da primeira edição, Lívia Cirne, 23 alunos concluíram a especialização e o interesse de pessoas de outras áreas, além da Comunicação, foi uma surpresa. “Tivemos alunos de outros campos de atuação profissional, com formações diferentes. Ou seja, era uma turma plural, na qual as discussões produzidas ampliaram horizontes sob perspectivas diferentes”, explicou a professora.
A especialização tem entre seus objetivos orientar os alunos no entendimento das diversas modalidades comunicacionais, ponderar a respeito das demandas da área, incentivar a habilidade de pensar estrategicamente o gerenciamento e na criação de conteúdos e entre outros direcionamentos acadêmicos. Já o processo de seleção é composto por duas etapas: prova escrita com duração de até 3 horas e a análise do curriculum vitae do candidato.
Para o jornalista e assessor de comunicação, Aleilton Santos, que atua há três anos na área, o mercado busca pessoas capacitadas e até mesmo valoriza o comprometimento do profissional. Aleilton tem interesse em realizar o curso de Pós Ascom da UFMA, pois a ampliação de conhecimento é uma possibilidade de aperfeiçoamento profissional. “Escolhi a área porque gera uma possiblidade de se envolver em vários processos da comunicação, não somente no jornalismo, o que é muito bom para o meu crescimento enquanto profissional”, destacou o jornalista.
O mercado em Imperatriz
O mapeamento realizado pela jornalista Vanessa de Paula a respeito do perfil dos formandos do curso de Jornalismo da UFMA, em 2016, mostrou que quase 50% deles estavam trabalhando no setor da assessoria de comunicação na época da pesquisa. Já no levantamento sobre o perfil desses assessores que atuam em Imperatriz, da pesquisadora e jornalista especialista Jordana Fonseca, constatou-se que o setor que mais emprega esse tipo de profissional é o setor público.
“O tema foi uma escolha baseada na demanda da região”, afirmou Lívia Cirne a respeito do porquê de uma especialização em Assessoria de Comunicação. Segundo a professora, esse é um espaço onde muitos jornalistas formados pela UFMA vão atuar na cidade, pois tem uma abertura maior para os profissionais que decidem não atuar na mídia corporativa. “Parece uma área promissora na região, porque além dos órgãos vinculados às gestões políticas, temos uma cidade que abriga muitas empresas de comunicação e de serviços, além de que o município é considerado um polo industrial no Maranhão” completou.
Confira o edital completo da abertura de seleção, o qual consta o cronograma, requisitos e documentos necessários: http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/J3D52w7gUjkjgrm.pdf
A Coordenação de Jornalismo fica no Campus Centro da Universidade Federal do Maranhão, localizada na Rua Urbano Santos, Centro de Imperatriz. Telefone: (99) 3529-6024/6025