O professor Dr. Joedson Silva, do Campus de Imperatriz, recomenda o livro Mente, Linguagem e Sociedade: Filosofia no Mundo Real, de John R. Searle (Tradução de F. Rangel, Rio de Janeiro: Rocco, 2000, 160 p.):
Há muitas coisas distintas que podem se ajustar na chamada perspectiva pós-moderna. Mas é muito comum que os defensores dessa tendência considerem a visão iluminista ultrapassada e questionem o realismo.
Enquanto o realista defende que o mundo físico existe independentemente do nosso pensamento e da nossa percepção, os pós-moderno pensam que tudo é dependente de um ponto de vista ou do contexto em que o sujeito se encontra. Essa é a visão predominante; Searle defende o realismo e a visão iluminista.
Em contraste com o pensamento pós-moderno, que é pessimista em relação a nossa capacidade de compreender as coisas, Searle argumenta no livro em favor da visão iluminista e responde as várias críticas feitas ao realismo. Ele entende que há de fato um mundo real e que este é, em grande medida independente de nossos contextos e perspectivas. Para ele, a existência de um mundo real é condição para a racionalidade, e negar que exista um mundo que é de determinado modo, independentemente de nossas perspectivas, já é admitir algo acerca da maneira como o mundo é, o que pressupõe já o chamado realismo externo.
Apesar de pequeno, o livro é bem argumentado e bastante informativo. Ele não é cheio de tecnicismos; é claro e acessível. Essa crítica ao pós modernismo e defesa do realismo está no primeiro capítulo. Os demais são mais sobre assuntos técnicos da filosofia: linguagem, mente e cérebro etc. Mas o que disse acima está exposto no primeiro capítulo e é o que faz o livro interessante pra várias outras áreas.
A biblioteca da UFMA possui três exemplares desse livro, confira aqui.