in

Projeto de Pesquisa cria site para debater prevenção a DSTs com adolescentes

Por: Even Grazielly

O site Papo de Adolescente, voltado para o público juvenil religioso, foi criado pela pesquisadora e docente da Universidade Federal do Maranhão, doutora e mestre em enfermagem, Adriana Nogueira, afim de abordar temas como sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis que são tratados como um grande tabu dentro das igrejas.

Apesar de responder dúvidas como masturbação, poluição noturna, jogos sexuais, DSTs e o “lance de ficar” entre os jovens, o site tem como pretensão mostrar para os jovens a importância de se manter casto e o conhecimento de si.

Segundo Adriana “não é errado como profissional da saúde dizer que camisinha previne, nem como cristã, afinal isso é verdade. Entretanto, há outros meios que são mais eficazes como a abstenção e a castidade que são trabalhados no site, mesmo com muita gente achando que isso é um discurso antigo. Para isso, é necessário ter todo um conhecimento de si e sobre esses temas que quase ninguém discute. Mas como o adolescente vai saber disso? A partir disso, o Papo de Adolescente surge como um guia de apoio para que isso possa ser discutido abertamente, para que o adolescente viva sua sexualidade de maneira saudável”.

O site também conta com seções como “Links Importantes” que direcionam a páginas seguras governamentais e de universidades que tratam sobre sexualidade, o “Fale Conosco” que apresenta um formulário de contato para conversar diretamente com a autora, “Como conquistar um gato de Deus” que apresenta conselhos sobre relacionamentos e um “Fórum Adolescente” onde usuários podem interagir entre si.

Origem – A ideia surgiu a partir do trabalho de campo na área de prevenção do HIV/Aids em adolescentes e sua religiosidade, já que conforme ela: “ existe todo um discurso coletivo (na igreja) de que é proibido usar os métodos anticoncepcionais”. Desse modo, ela resolveu associar os dois elementos e procurou responder à pergunta “como os jovens da igreja trabalham a sexualidade e a prevenção de DSTs? ”, alegando que uma das vulnerabilidades do cenário juvenil seria isso.

A pesquisa – A apuração iniciou-se em Fortaleza, no Ceará, dentro da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com grupos de jovens considerados por ela altamente fiéis, entre 14 a 19 anos, durante oito reuniões focais. A partir disso, foi detectado que esses adolescentes tinham vergonha de falar sobre sexo e que não possuíam abertura para conversar sobre esse assunto com a família nem com os amigos na igreja.

“Junto com esses juvenis, foi pensado em qual tecnologia poderia atender essa demanda já que o adolescente não iria comprar um livro porquê de repente o colega poderia ver e pensar o que será que ele queria com aquilo. Aí pensou em se criar um site já que os jovens de hoje navegam o tempo inteiro na internet. Essa página da internet passou por uma etapa de investigação com um grupo que representaria o que eles gostariam que tivessem nesse site e até o nome ‘Papo de Adolescente’ foi uma das sugestões, para que ele não caracterizasse tanto a religiosidade e para que outros adolescentes que não fossem dentro da igreja usassem a informação. Foi selecionado dentro desses momentos com eles o que poderíamos contemplar”, afirma ela.

Para finalizar a construção do site, o “Papo de Adolescente” teve que ser validado por especialistas da área de saúde, adolescentes, teólogos e webdesigner que analisaram o conteúdo e aparência do site. Durante essa etapa de validação, foi incentivado pelos julgadores a construção de um aplicativo, já que grande parte da juventude tem acesso a informação através dos dispositivos móveis.

Por causa dessa necessidade, a pesquisa chegou a outro patamar, cujo objetivo busca atingir através desse software ainda mais os jovens envolvidos na igreja contribuindo para a reflexão crítica sobre sexualidade, fé e saúde. O aplicativo está em fase de desenvolvimento e estará em todos os sistemas operacionais a partir desse ano.

Para entrar em contato com a pesquisadora, basta enviar um e-mail para adrianagn2@hotmail.com ou ligar no telefone (99) 98129-4676.

Conheça o site: http://papodeadolescente.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arduíno Básico de Michael McRoberts

UFMA abre inscrições para o Mestrado em Ciências dos Materiais